Translate my Blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

CANADÁ


NIAGARA CITY, TORONTO, OTAWA

4 a 13 Junho 2009


Entrámos no Canadá, vindos de Chicago, de automóvel, no Chevy que tínhamos alugado em Philadelphia, quando chegámos aos USA.

No dia 4 de Junho de 2009, pisámos, pela primeira vez, o país que ocupa a maior parte da América do Norte, banhado por três grandes oceanos, o Atlântico a leste, o Pacífico a oeste e o Ártico a norte. Em área, é o segundo maior país do Mundo (depois da Rússia), embora só tenha cerca de 33,5 milhões de habitantes.
É uma Federação, composta por 10 Províncias e 3 Territórios, uma Democracia Parlamentar com um Primeiro Ministro e uma Monarquia Constitucional que tem a Rainha do Reino Unido como Chefe de Estado!
Alguns historiadores dizem que a presença portuguesa, através do navegador João Vaz Corte Real, foi a primeira a chegar aqui, por volta de 1472. Pelo Tratado de Tordesilhas, a Coroa Portuguesa chegou a criar um imposto para a pesca do bacalhau, no início do séc.XVI. Mas a colonização começou, efectivamente, nesse século com os britânicos e com os franceses. Os Territórios do Noroeste, Manitoba, Saskatchewan e Alberta para os Britânicos e a Região dos Grandes Lagos e rio São Lourenço para os Franceses. Na Guerra de 1812, os USA tentaram anexar territórios. Em 1837, o país ficou unido (Alto e Baixo Canadá) em uma única Província, mantendo o Reino Unido o controle das relações exteriores do Canadá. O ano de 1965 marca nova identidade para o Canadá, com a adopção da actual bandeira e aplicação de duas línguas oficiais, o francês e o inglês.
Tem a maior taxa de imigração per capita do Mundo ocupando principalmente os grandes centros urbanos de Toronto e Vancouver.

A nossa entrada foi pelo Ontário, 
com poucas formalidades: sem sair do carro, mostrámos os passaportes, dissemos que éramos portugueses e que estaríamos seis dias no Canadá. Pouco depois, do lado esquerdo, no meio de um campo verde, uma casa de madeira com a bandeira canadiana e... uma bandeira portuguesa!

Às 19.30h chegámos a NIAGARA CITY, ao hotel 
"Double Tree by Hilton", com janela para o lago. Jantámos no "The Keg", um bife bem passado e tenrinho acompanhado por batata frita com casca, cogumelos e salada. Foi, talvez, a nossa melhor refeição neste Continente onde a comida foi o nosso grande problema!
As cataratas precipitam-se de um penhasco com 57m de altura. Formam-se duas cascatas 
porque o rio é dividido em dois canais pela Goat Island. De um lado da ilha ficam as Canadian Horseshoe Falls 
(com a forma de ferradura) e, do outro lado da fronteira, ficam as mais pequenas, as American Falls.

Esta é a região dos Grandes Lagos. O rio Niagara precipita-se nos lagos Erie e Ontário. À noite, como era Domingo, houve fogo de artifício às 22h.

De manhã, a subida à Skylon Tower ficou para outra visita, por causa da neblina.

Caminhámos ao longo do paredão, começando por admirar as quedas do lado americano e a Rainbow Bridge que atravessa o desfiladeiro entre o Canadá e os Usa. Não houve sol e não houve arco-íris para ninguém.

Até TORONTO foram apenas 138 km. O "Blonde Place hotel", na Dundas St, é vulgar. Em Toronto, os hotéis são muito caros.
A cidade fica situada nas margens do Lago Ontário. 

Foi um povoamento de índios nativos. Em 1720, fixou-se aqui um posto de comércio de peles, francês. Foi disputada pelos Americanos e Britânicos na Guerra de 1812. Na II Guerra Mundial, cresceu imenso com a chegada de 500 000 imigrantes, em especial italianos. Actualmente é uma grande miscelânea também de portugueses e chineses.

O seu ex-libris é CN Tower, com 553m de altura. 

Foi construída em 1970 pela Canadian Broadcasting em parceria  com a Canadian National (CN), a companhia de caminhos de ferro.
Quando entrámos no hall das bilheteiras, fomos "assaltados" por um casal de indianos. "São quatro?", perguntaram em inglês. O bilhete para subir custa 32 dólares canadianos por pessoa. Mas... se fosse um grupo o preço reduziria significativamente. O mínimo para ser considerado grupo, é de 20 pessoas. Já tinham reunido 3 grupos de pessoas mas só somavam 16. Nós éramos mesmo à medida. Eu e a Joana, ficámos a observar. A cena era hilariante porque, ao longe, só se via o Alf a rir e o Ricardo a negociar. Deu certo. Contas para aqui, contas para ali, acabámos por pagar 19 dólares cada um!...
O piso de observação (Look out level) a 346m acima da cidade, proporciona belas vistas de Toronto. 

O piso de vidro causa uma sensação estranha. 
Há quem não consiga pisá-lo.

Yorkville é a zona que, na década de 60 do século XX era a preferida dos hippies, frequentada por figuras como Joni Mitchell. Agora, as pequenas casas de tijolo e madeira 
estão ocupadas por lojas de luxo, galerias de arte e restaurantes. Muito bem conservadas, as casas tornam a zona muito agradável para passear.
Depois de uma refeição ligeira, procurámos a Dufferin Street, 
na expectativa (gorada) de encontrar uma família conhecida (que nem lhes passava pela cabeça que lá estivéssemos...). 
Pelo caminho, parámos na Casa Loma
um edifício revivalista gótico que foi projectado por E.J. Lennox (autor, também, do Old City Hall de Toronto) para um industrial importante, sir Henry Pellatt (1859-1939).
Ao longo da Dufferin Street, descobrimos várias casas comerciais de portugueses ("O Campino",
"Churrascaria Lisboa", "Julia's House"...), bandeiras portuguesas ao lado de canadianas e um cartaz com o Galo de Barcelos a dizer "Little Portugal".

O Canadá é um país de imigrantes. Ainda passámos na Little Italy e Chinatown.

Já perto do hotel, fizemos a pé a Dundas Street 
com um palco ao ar livre, com música e a 
Eaton Centre
uma galeria coberta, envidraçada, com muito comércio.
Está muito frio.
Jantámos no "Hard Rock Cafe de Toronto", por 145 dólares canadianos, os quatro, incluindo a gorjeta (obrigatória entre 18 e 20%!).

Na manhã seguinte, procurámos o Toronto City Hall 
concebido pelo arquitecto finlandês Viljo Revell, edifício moderno com duas torres curvas de betão e vidro à volta de um outro circular, mais baixo, onde se reúne a Assembleia Municipal.

A antiga Câmara, Old City Hall
é um edifício neo-romântico do séc.XIX, de telhados muito inclinados onde funcionam, actualmente, os Tribunais e o Departamento de Justiça de Toronto.
A Art Gallery of Ontario, fundada em 1900, tem um toque de Frank Gehry que orientou a sua ampliação. 

Na entrada, um bronze de Henry Moore, "Large Two Forms", de 1966. 

Dentro existe uma galeria com a maior colecção do Mundo de obras deste escultor, o "Henry Moore Sculpture Centre".
Ao lado, o Institute of Art and Design.

A University of Toronto

foi fundada por um alvará régio de 1827, por Jorge IV concedido ao Toronto King's College. A igreja interpretou isto como um desafio ao controlo que exercia sobre o ensino e tentou destui-la com acusações de sacrilégio. Mas sobreviveu e foi absorvendo as instituições rivais, tornando-se numa das universidades mais prestigiadas do Canadá. Os edifícios são idênticos aos das universidades britânicas, num neogótico inglês, rodeados por belos relvados. Decorria uma cerimónia, com desfile de graduados.

Na Portugal Square fotografámos a Bandeira 
e o Escudo do nosso país.

Escondido por colinas relvadas, o Fort York
construído pelos Britânicos em 1793 para reforçar o controlo sobre o Lago Ontário.

O SkyDome

ao lado da CN Tower foi inaugurado em 1989 e foi o primeiro estádio desportivo a ter uma cobertura completamente removível. 
A escultura 

representa espectadores a assistir a um jogo imaginário e é uma criação de Michael Snow.

A caminho do St. Lawrence Market, o 
Hockey Hall of Fame: o hockey no gelo e o hockey em patins são originários do Canadá.

No St. Lawrence Market,



as bancas com muita variedade de peixes e frutas coloridas, expõem os produtos de maneira original.

E Toronto ficou para trás, uma grande metrópole com cerca de 2 milhões de residentes numa área de 259 quilómetros quadrados.

Até OTAWA, foram 448 km.
Parámos em Brigton, uma cidadezinha muito simpática, de pequenas residências com jardins muito cuidados, para almoçar no "Vito's".

Por volta das 19h, chegámos ao "Novotel Otawa".
A cidade não parece ter vida nocturna. 

Vimos vários grupos de adolescentes bastante divertidos com guias vestidos à antiga.

Parámos em frente ao Fairmont Château Laurier Hotel
uma réplica em pedra de um castelo francês, construído pela Companhia de Caminhos de Ferro no início do séc.XX, no sopé do Parliament Hill.

Como a luz já era pouca, regressámos ao hotel e, no dia seguinte, voltámos ao Parlamento de Otawa 
cujos edifícios, de arenito e com telhados de cobre, concluídos em 1860, num estilo neogótico vitoriano, a lembrar a Abadia de Westminster de Londres. Erguem-se sobre uma colina de 50m, dominando a baixa da capital do Canadá.
Ao longe, a Cathédral Notre Dame, de 1839.

O Rideau Canal

construído nos inícios do séc.XIX, é constituído por vários lagos e canais que ligam Otawa a Kingston. Atravessa a cidade, ladeado por passeios e pistas de ciclismo, serviu no passado para transporte de mercadorias por barco.
Perto do Parlamento, o National War Memorial,
conjunto arquitectónico que homenageia os heróis das duas guerras mundiais.

O Byward Market 

fica situado a leste do Parliament Hill, do outro lado do Rideau Canal e está repleto de cafés, lojas, artesanato 

e pequenos restaurantes e esplanadas nas varandas exteriores.




* * * * *

(A seguir: Montreal e Quebec)


13 comentários:

São Rosas disse...

O bronze de Henry Moore, "Large Two Forms", é bem malandreco. Aliás, Henry Moore era bem malandreco...

azenha disse...

Venha lá a segunda parte
AZENHA

Chico Torreira disse...

Adorei, pois trata-se de um excelente artigo de um turista para futuros turistas, que me fez relembrar os nossos tempos como turistas em Ontário.
Tanto a descrição como as fotografias estão dentro da linha a que o Moreirinhas nos tem habituado com o seu excelente blogue.
Quem fôr à torre do CN, pode ver no cimo de um arranha céus que fica logo em baixo, uma pista de manutenção no telhado. Isso dá-nos uma ideia de como as pessoas vivem nesses grandes edifícios.
No lado de trás do Parlamento existe uma área bem delineada só para gatos, muito famosa mundialmente. Não só é visitada pelos turistas como pelos políticos daqui e dos outros países. Tem mesmo um responsável pela gataria. Parece que é único no mundo.
Estou ansioso por vêr o que vai saír sobre Montreal.

olinda Rafael disse...

É claro que gostei.
O meu fascínio pelo Canadá é grande!
Os arranha-céus já me "confundem"...andar de elevadores não me agrada.
Até à próxima.

Chico Torreira disse...

Permitam-me que sobressaia a última foto do blogue TRAVEL WITH US, pois mostra comos as crianças dos infantários saem para a rua de forma ordenada, indo a educadora à frente. Neste caso vê-se que vão com as mãositas na corda, qua as faz ir atentas e assim se portam bem na rua.
Por estes lados utilizam uma corda com laços individuais ou bonecos como um jacaré com muitas patas, aonde as crianças seguram as pegas com as mãos.

Alfredo Moreirinhas disse...

É verdade!... A foto foi lá colocada, porque tanto eu como a Daisy achámos muita piada à cena e gostamos da foto.

cota13 disse...

Grade pinta.
Um abraço.
Tonito.

DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Falo de Fala acha tudo malandreco!

Gostei!
Abraços e beijos.
Cada um toma os que quer

Anónimo disse...

Gostei de viajar convosco...magnífico país.
Abraço.

Luís Cabral

quito disse...

Sem dúvida, mais uma grande reportagem fotográfica e não só. Difícil comentar tudo, mas aqui faço menção ao CN Tower e o seu piso de vidro. Magnifico e arrepiante.

Gostei também de ver as referências a Portugal, com a churrascaria Lisboa e o Portugal Square.

Uma beleza de arquitectura, a University of Toronto.

Também um referência a Michel Snow e à sua escultura. Tem muita força. Excelente !!!

No que diz respeito às crianças, lembrar que nesse particular também temos exemplos bons. Tive a oportunidade de observar uma fotos de um colégio de Porto de uma amiga minha e ver toda a organização com as funcionárias identificadas e as crianças todas identificadas. São de grande profissionalismo.

Gostei, amigos ...

Um abraço

lili disse...

Adorei e matei saudades.
Estou ansiosa por ir também recordar Montreal.
Um grande abraço
Lili

São Vaz disse...

Gostei de viajar virtualmente convosco,obrigada e ate amanha.

Nazaré Baptista disse...

Bem hajas, primo por mais esta partilha. Sempre a pensar em nós os pelintras que não podem ir mais além do que Cacilhas... ;)
Beijinhos